sábado, 6 de junho de 2009

Como utilizar código de barras?

{Para utilizar código de barras num sistema, existem basicamente 03 tópicos: 1) Inclusão do código no seu banco de dados:

O código de barras é um código como qualquer outro, composto de números, e deve ser armazenado em seu banco de dados num campo alfanumérico.

Existem vários tipos de código de barras, cada um com seu algoritmo e tamanho. Os mais comuns - usados no comercio - são o EAN8 e o EAN13, que como o próprio nome já insinua têm 8 e 13 bytes cada um.

2)Leitura do código de barras:

Do ponto de vista do programa, existem 02 tipos de leitura de código de barras: pela porta serial do micro e pela interface do teclado.

A leitura feita pela interface do teclado (leitores manuais) não requer nenhuma programação extra, pois o código entra como se fosse digitado diretamente no teclado.

A leitura feita pela porta serial já exige que você implemente uma rotina de leitura da porta serial e deve ser tratada internamente pelo programa, já que neste caso nada vem pelo teclado.

3)Impressão do código de barras:

A maioria dos produtos hoje em dia já vêm com o código de barras definidos e impressos pelo fabricante. Para os casos em que o fabricante não,tenha um código de barras definido, você pode e deve definir um código interno e imprimi-lo.

Para a impressão do código, você pode desenvolver sua própria rotina de impressão, usando o TPrinter, ou usar algum componente pronto (nestes 02 casos, uma impressora jato de tinta ou a laser resolvem), ou comprar uma impressora específica para impressão de código de barras.

Um bom livro sobre o assunto: Código de Barras - da Teoria à Prática de Fábio Grossmann e Mauro Luiz Zyngier. }

Nenhum comentário:

Postar um comentário