terça-feira, 16 de junho de 2009

Criando um componente skin

{Aqui iremos tratar da criação de um componente SKIN como os do WINAMP. Para montar os SKINS devemos utilizar um Bitmap e deixar as bordas do formulários transparentes (ocultas). A solução é bem simples, utilizando o componente Timage, dê uma olhado no fonte:}


unit SkinImage;
interface

uses
Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics,
Controls, Forms, Dialogs,
ExtCtrls;

type
TSkinImage = class(TImage)
private

protected
{ Protected declarations }
function BitmapToRegion(bmp: TBitmap) : dword;
procedure OwnerShow(Sender : TObject);
public
constructor Create(AOwner : TComponent); override;
published
{ Published declarations }
end;

procedure Register;

var
Ready : Boolean;

implementation

procedure Register;
begin
RegisterComponents('CLINICA DELPHI', [TSkinImage]);
end;

{ TSkinImage }

constructor TSkinImage.Create(AOwner: TComponent);
begin
inherited Create(AOwner);
if NOT (csDesigning in ComponentState) then
with TForm(AOwner) do
begin
BorderStyle := bsNone;
Self.Top := 0;
Self.Left := 0;
OnShow := OwnerShow;
end;
end;

function TSkinImage.BitmapToRegion(bmp: TBitmap) : dword;
var ix,iy : integer; // loop nas variáveis
tc : TColor; // transparentColor
b1 : boolean; // está olhando o "real"
pixels (no transparent pixels)
c1 : cardinal; // ajusta a variável na região
i1 : integer; // primeira posição real em pixel
begin
Result := 0;
i1 := 0;
// memória do transparent color
tc := bmp.transparentColor and $FFFFFF;
with bmp.canvas do
// enquadrilhe por todas as linhas
for iy := 0 to bmp.height - 1 do
begin
b1 := False;
// esquadrinhe por todo o pixels nesta linha
for ix:=0 to bmp.Width - 1 do
// feito nós acharmos o começo/final seguidos em pixel
if (pixels[ix, iy] and $FFFFFF <> tc) <> b1 then begin
// sim, e foi o último pixel,
// so nós podemos somar uma região de estilo de linha. . .
if b1 then begin
c1:=CreateRectRgn(i1,iy,ix,iy+1);
if result<>0 then
begin
// Esta não é a primeira região
CombineRgn(Result, Result, c1, RGN_OR);
DeleteObject(c1);
// Esta é a primeira região
end
else
Result := c1;
end else i1 := ix;
// mude o modo e procura o primeiro ou último pixel?
b1:=not b1;
end;
// o último pixel nesta fila era um pixel real?
if b1 then begin
c1:=CreateRectRgn(i1, iy, bmp.width-1, iy+1);
if (Result <> 0) then
begin
CombineRgn(Result, Result, c1, RGN_OR);
DeleteObject(c1);
end
else
Result := c1;
end;
end;
end;

procedure TSkinImage.OwnerShow(Sender: TObject);
var
Region : HRGN;
begin
if NOT Ready then
begin
Ready := True;
Region := BitmapToRegion(Picture.Bitmap);
SetWindowRgn(TForm(Owner).Handle, Region, True);
DeleteObject(Region);
end;
end;

initialization
Ready := False;
end. {" Digamos a primeira linha de nosso bitmap se parece:

000XXXXX00XXXXX000000XXXX000

0 -> Pixel Trasparente; X -> Pixel Colorido

Agora minha função passa por esta linha e cria uma região de janela para cada fila de pixels. No exemplo, nós adquiriríamos 3 regiões (4-8, 11-15, 22-25).

Nós fizemos o mesmo para todas as outras linhas no Bitmap, e todas essas regiões.}

Nenhum comentário:

Postar um comentário