terça-feira, 16 de junho de 2009

Criando caixas de diálogo em tempo de execução

{Inclua na seção uses: Forms, StdCtrls, Buttons A função abaixo demonstra a criação de uma caixa de diálogo que permite entrada de dados.}

{ Esta função retorna true se for pressionado OK e false em caso contrário. Se for OK, o texto digitado pelo usuário será copiado para a variável Nome }
function ObterNome(var Nome: string): boolean;
var
Form: TForm; { Variável para o Form }
Edt: TEdit; { Variável para o Edit }
begin
Result := false; { Por padrão retorna false }
{ Cria o form }
Form := TForm.Create(Application);
try
{ Altera algumas propriedades do Form }
Form.BorderStyle := bsDialog;
Form.Caption := 'Atenção';
Form.Position := poScreenCenter;
Form.Width := 200;
Form.Height := 150;
{ Coloca um Label }
with TLabel.Create(Form) do begin
Parent := Form;
Caption := 'Digite seu nome:';
Left := 10;
Top := 10;
end;
{ Coloca o Edit }
Edt := TEdit.Create(Form);
with Edt do begin
Parent := Form;
Left := 10;
Top := 25;
{ Ajusta o comprimento do Edit de acordo com a largura do form }
Width := Form.ClientWidth - 20;
end;
{ Coloca o botão OK }
with TBitBtn.Create(Form) do begin
Parent := Form;
{ Posiciona de acordo com a largura do form }
Left := Form.ClientWidth - (Width * 2) - 20;
Top := 80;
Kind := bkOK; { Botão Ok }
end;
{ Coloca o botão Cancel }
with TBitBtn.Create(Form) do begin
Parent := Form;
Left := Form.ClientWidth - Width - 10;
Top := 80;
Kind := bkCancel; { Botão Cancel }
end;
{ Exibe o form e aguarda a ação do usuário. Se for OK... }
if Form.ShowModal = mrOK then begin
Nome := Edt.Text;
Result := true;
end;
finally
Form.Free;
end;
end;

//Para chamar esta função siga o exemplo abaixo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
S: string;
begin
if ObterNome(S) then
Edit1.Text := S;
end;

{Os componentes Label, Edit (var Edt) e BitBtn's (botões) não são destruídos explicitamente (Componente.Free). Isto não é necessário, pois ao criá-los informei como proprietário o Form (ex: TLabel.Create(Form)). Neste caso, estes componentes são destruídos automaticamente ao destruir o Form (Form.Free).}

Nenhum comentário:

Postar um comentário